Gif

Gif

Thursday 22 January 2015

Sopas & O resultado do Processo de Conservação: Fase 1 e Fase 2 iniciadas *Soups & The outcome of "Preservation process: Iniciated Phase 1 and Phase 2"*

 *Scroll down for English*



"Ora bem, estou de partida para Portugal, já a contar as horas. O meu frigorífico está quase vazio, o que quer dizer que consegui comer a comida toda que cozinhei depois do congelador ter avariado e também a que já tinha no frigorífico! Estou contente por isso e por ir passar o Natal com a minha família. Em 2015 vai haver mais blog, esperemos que com muito menos desperdício e mais receitas saudáveis, que consigam sobreviver à falta do congelador.

Deixei os pimentos a secarem na janela, para fazer conserva e vou deixar a abóbora na mesa, porque aparentemente consegue aguentar 3 meses... só não sei que "idade tinha" quando a comprei :) 

 

Espero chegar e não ter bolores ou bichinhos pela casa. Além de chato, seria um desperdício de comida."

Isto foi o que escrevi à 55 dias atrás, no dia 28 de Novembro, véspera de viajar. Tinha no frigorífico ainda um resto de lasanha e puré, que iria dar para o jantar desse dia e almoço do próximo. O objectivo de desligar o frigorífico iria ser alcançado!!

  • E foi!!! Fui embora, depois de conseguir cozinhar e comer toda a comida que tinha no congelador, sem deitar comida fora e desperdiçar.

Ora bem, agora de volta vi que os pimentos estavam bem secos, pendurados na janela e a abóbora aguentou este tempo todo! Resolvi logo fazer azeite aromatizado e enfiei os pimentos num frasco de vidro (re-aproveitamento de umas conservas que comprei) e vou deixá-lo com azeite, bem fechado, no fundo do armário, no escuro, durante cerca de 1 mês. Depois é só usá-lo para temperar cozinhados que precisem de um toque mais picante!



Relativamente à abóbora, uma parte já foi para a sopa e a outra parte irá para um bolo de abóbora e chocolate, que ainda vou fazer. Esta semana tem sido uma semana de sopas, consegui fazer sopa de cenoura, sopa de beterraba (que vai ser publicada aqui) e sopa de abóbora com a água que sobrou de fazer o arroz árabe :p

  • Sopa de cenoura
 
  • Sopa de beterraba com vinagre balsâmico de figo e manjericão
 
  • Sopa de abóbora com a água que sobrou de fazer o arroz árabe


Além de que estas sopas, que têm um toque aveludado, porque adoro cremes, são feitas com legumes locais e muito saborosos. Levam poucos, mas bons ingredientes e temperos q.b. Ando tão viciada em sopas que lembrei-me de fazer 1 mês só de sopas, com uma sopa nova cada dia!

Ontem tive um óptimo acompanhamento à sopas de espinafres (que entretanto fiz, portanto, mais uma sopa para a contagem!). Uma amiga está a fazer a "semana vegetariana" e cozinhou comida a mais, então deu-me um pouco para o meu jantar! Adorei!!! Grão de bico estufado com courgete, bróculos, cenoura e figo, acompanhado de couscous. Tem um aspecto delicioso e o sabor estava óptimo!! Fico à espera da inspiração!!

Obrigada S.!







****


"Well, I am off to Portugal, already counting the hours. My fridge is almost empty, which means I managed to eat all the food I cooked after the freezer broke and also what I still had in the fridge! I am happy for that and for spending x-mas with my family. In 2015 there will be more posts in the blog, let's hope with a lot less waste and more healthy recipes, without the need for freezer.

I left the peppers drying at the window, to preserve them and i will leave the butternut squash on the table, because apparently it can survive for 3 months... I just don't know "how old it was" when I bought it :) 
 

I hope to arrive without molds or little bugs in the house. Because, it would be not only annoying, but also a waste of food."

This is what I wrote 55 days ago, on the 28th of November, the day before of traveling. I had in the fridge, still, a lasagna leftover e mashed potatoes, which would be enough for dinner that day and lunch next day. The aim of turning off the fridge while I was gone would be reached!!


  • And it was, indeed!!! I left, after being able to cook and eat all the food I had in the freezer, without wasting or throw food to the garbage bin.

Well, now that I returned I saw that the peppers were completely dried, hanging on the window e the pumpkin was ok, survived this whole time! I decided to do spicy olive oil and I put the pepper inside a mason jar (re-using one I bought with pickles) and leave them in olive oil, tightly closed, at the back of the closed, in the dark, for an entire month. After that all I need to do is use in some spicy cooking to give a hot touch!


Regarding the butternut squash, a piece of it went straight to the soup and the other piece will be to bake a butternut squash and chocolate cake. This week has been a soup week, I managed to do a carrot soup, beetroot soup (which will be published here) and butternut squash soup with the leftover-water of cooking arabic rice :p
  • Carrot soup
  • Beetroot soup with fig balsamic vinegar and basil
  • Butternut squash soup with the leftover-water of cooking arabic rice


Besides that all these soups, that have a silky touch, because I just love them creamy, they are all made with local vegetables and very tasteful. Not too many, but good ingredients and spices to taste. I am so addicted to soups that I thought about doing a whole month of soups, one new soup each day!Let's wait for some inspiration!!

Yesterday I had a really great dish beside my spinach soup (so, another soup to add to the counting!). A friend of mine is doing a "vegetarian week" and cooked too much food, so she gave me a bit for my dinner! Just loved it!!! Stewed chickpea with courgette, broccoli, carrot and fig, with couscous. Sure it has a delicious look and the taste was wonderful!!

Thank you S.!






No comments:

Post a Comment